O Movimento

Bem-vindo à página digital do Movimento Jardim Parque Urbano Da Quinta da Flamenga.
Se ainda não aderiu ao MOVIMENTO faça-o. Adira Já!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Vialonga - Elementos Arquitectónicos vão ser preservados

Parque urbano da Quinta da Flamenga já tem projecto


Quem comprou casa na Quinta da Flamenga, há anos que espera que o parque urbano seja uma realidade. Parece que é desta que o grande espaço verde daquela área de Vialonga poderá avançar.
O projecto foi apresentado na última sessão camarária, a 28 de Março, no Sobralinho e significa um investimento de 326 mil euros.

O parque urbano da Quinta da Flamenga tem a particularidade de ser dividido em quatro plataformas distintas e vai preservar grande parte do património ali existente, da antiga Quinta da Flamenga.

A primeira plataforma, apelidada de Miradouro, vai ocupar o espaço mesmo junto ao Palácio da Flamenga (antigo hospital), mantendo-se o muro existente e em “bom estado de conservação”, conforme explicou a arquitecta Ana Galhofas. Para preservar é, também, o portão. Nesta área fica ainda o jardim de Buares, de forma a “recriar o anterior”. É aqui que está localizado um dos elementos mais importantes do jardim, um dragoeiro, uma arvore centenária e muito rara que a autarquia pretende classificar como de interesse. Também o tanque setecentista ali existente vai ser recuperado e assumir funções de reservatório de água para a rega. Na segunda plataforma, o Jardim das Aromáticas, vão ser valorizados os conjuntos arbóreos já existentes e plantadas mais árvores. Já na terceira plataforma, o Jardim das Laranjeiras, a intenção é “recriar os antigos pomares de citrinos da quinta, do qual ainda existem algumas árvores”. Finalmente, o Terraço Ajardinado, é o único que prevê a demolição das construções ali existentes, ou seja, “um muro em alvenaria de pedra que está em grande estado de degradação e que vai ser substituído”. No entanto, a autarquia quer manter o depósito de pedra que estava associado a uma mira. É neste espaço que ficará ainda uma esplanada/ bar, construção que será posterior à do parque urbano, já que a autarquia pretende que seja o interessado a construir o estabelecimento.

Neste momento, a construção do parque está em processo de abertura de concurso público, esperando-se que as obras comecem este ano.

Carla Filipa Silva
In Jornal Triângulo -  Edição de 03-04- 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário