O Movimento

Bem-vindo à página digital do Movimento Jardim Parque Urbano Da Quinta da Flamenga.
Se ainda não aderiu ao MOVIMENTO faça-o. Adira Já!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

INFORMAÇÃO

Fez um ano, no passado dia 22 de Abril, que se reuniram pela primeira vez cerca de 70 moradores da Quinta da Flamenga para criar um Movimento com o objectivo de reivindicar a construção do Jardim Parque Urbano, bem como resolver outros problemas existentes ou que venham a existir na urbanização. Nesta reunião, foi criado um Grupo Coordenador que representa todos os membros do Movimento nas conversações com as entidades competentes.
Passado este tempo…

Reivindicações satisfeitas:
  • Construção faseada do Parque Urbano da Quinta da Flamenga;
  • Mobiliário Urbano (papeleiras, bancos, bebedouros)
  • Construção dos Parques Infantis;
  • Ajardinamento das áreas envolventes da Urbanização;
  • Colocação das placas de toponímia;
  • Reposicionamento dos contentores do lixo e ecopontos;
  • Colocação dos sinais de trânsito;
  • Garantia de que no espaço destinado aos depósitos dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) não haverá construção de prédios.
Reivindicações por satisfazer:
  • Colocação de ilhas ecológicas (apenas uma está prometida);
  • Colocação de passadeiras (prioritário) e restante sinalização horizontal (a colocar após a última recarga de alcatrão);
  • Limpeza do mato existente no terreno dos SMAS e na área do terreno do Parque Urbano que ainda não sofreu intervenção.
A possibilidade da execução destas reivindicações é o resultado do esforço e empenho que o Grupo Coordenador tem demonstrado nas reuniões e conversações com as diversas entidades que têm responsabilidade executiva na Urbanização da Quinta da Flamenga.

 Assim, apresenta-se um gráfico com as reuniões realizadas durante o primeiro ano de actividade:
 
No passado dia 9 de Abril de 2007, o Grupo Coordenador do Movimento reuniu com a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, e com a equipa de arquitectos da empresa TOPIARIS (responsáveis pelo projecto do Parque Urbano), onde foi dado a conhecera  aprovação do projecto em Reunião de Câmara no dia 28 de Março de 2007, estando já em fase de concurso público a primeira fase. A Câmara prevê o início das obras para Julho/Agosto de 2007, estando neste momento a proceder ao levantamento arqueológico e à consolidação/recuperação do tanque.

O projecto é composto por três fases, dada a dimensão do terreno (5 hectares). A primeira fase abrange a área mais elevada do terreno, cerca de 1 hectare, denominada Jardim dos Socalcos. Aproveitando aquilo que é a morfologia do terreno, prevê-se neste espaço a criação de áreas de lazer, espaços de passeio e de contemplação, bem como áreas verdes de protecção e enquadramento. Este jardim estará subdividido em quatro zonas: Miradouro, Jardim das Aromáticas, Jardim das Laranjeiras e Terraço Ajardinado com apoio de bar e esplanada.

O Grupo Coordenador solicitou à Câmara Municipal e à equipa de arquitectos uma apresentação pública do projecto final da primeira fase a todos os moradores da Quinta da Flamenga, tendo a reunião ficado agendada para Abril/Maio, em função da disponibilidade da Sr.ª Presidente.

Para defender os seus/nossos direitos, agradecemos desde já a sua presença!
O Grupo Coordenador

Nenhum comentário:

Postar um comentário